domingo, 20 de abril de 2014

5 passos simples para mudar a sua dieta - 1

Para começar, um alerta - Quando falamos em dieta, isso não significa que se deixe de comer certos alimentos durante um período e depois retorna-se aos hábitos normais. 

Para que haja real mudança, temos de mudar os nossos hábitos, através de uma reeducação alimentar.
Há 12 anos atrás, estava a recuperar da segunda gravidez e estava mais pesada do que alguma vez antes.
Aconteceu ser na altura em que uma familiar teve de fazer uma mastectomia e os tratamentos convencionais foram acompanhados por homeopatia. Ela sobreviveu ao cancro, aos tratamentos e à mastectomia, mas teve de alterar completamente a forma como se alimentava.

Hipócrates, o inventor do juramento que todos os médicos fazem antes de exercer, dizia já no seu tempo, que o nosso alimento deve ser o nosso medicamento!

Então vamos lá aos 5 passos:

1. Mantenha-se hidratado

Não acreditaria se soubesse quão desidratado pode estar. Na verdade, segundo estudos feitos pela população mundial, 90% vive desidratada. Se pensarmos que o nosso organismo é composto por 70% de água e que sem água os nossos órgãos deixam de funcionar da mesma forma e que a nossa qualidade de vida se perde, então compreendemos que a hidratação é um ponto essencial da nossa saúde.

É claro que pode parecer simples e se pensar bem vai perceber que já ouviu falar deste tema e talvez até se aperceba que não bebe tanta água quanto devia. Mas se lhe disser que há algumas regras que pode seguir para saber o nível de desidratação a que se submete todos os dias, talvez isso lhe interesse?

Então vamos lá - Passos para beber água:

- se tiver em conta que por cada 25kg de peso deve beber 1lt de água, já pode saber a quantidade de água que deve beber por dia... no mínimo! Há que ter depois em conta os factores externos, como o nível de actividade diária, a temperatura corporal e exterior e todos os outros factores que levam o corpo a desidratar.
- Beba água morna com limão ao acordar! Esta mistura provoca uma depuração no sistema digestivo e ajuda a alcalinizar o organismo, fazendo com que os órgãos comecem a funcionar.
- As tisanas de ervas e chás sem teína, são também uma óptima forma de hidratar o organismo, desde que não se acrescente açúcar.

 2. Escolha as Cores

Já sei que quando se fala de uma dieta alimentar se fala imediatamente dos vegetais e das frutas.
Não, não vou dizer o contrário. Vou apenas ensinar uma regra simples de tornar a presença dos verdes no prato mais simples. 
Pense assim, a cada refeição deve ter o prato dividido em três:
  • Uma fonte de vitaminas e minerais - 70%
  • Uma fonte de proteína - 20%
  • Uma fonte de Hidratos de carbono - 10%
Quanto mais verde tiver no prato, maior é a probabilidade de estar a fazer uma alimentação mais equilibrada!

3. Adicionar e Subtrair

Não, não temos de nos dedicar a exercícios matemáticos para mudar a nossa dieta!
Temos sim de adicionar frutas e vegetais. Todos os dias adicionar um novo item à nossa dieta, uma nova cor ao prato, um novo sabor à nossa dieta.
Quanto à subtracção, pense em retirar da sua dieta alguns dos elementos que têm efeitos nefastos na sua saúde e consequentemente, na sua forma física. Num futuro post, falarei mais em pormenor sobre cada um deles, mas a ter em conta - leite e seus derivados, açúcar, gluten, alimentos processados, refrigerantes e carnes vermelhas.

4. Oxigénio

A arte da respiração tem sido menosprezada, mas se o seu objectivo é manter uma vida mais equilibrada e cheia de saúde, deve saber respirar!
Pense assim, o nosso coração bombeia sangue com oxigénio para os órgãos, para que eles funcionem de uma forma óptima. 
Quando a nossa respiração não é feita com qualidade, quem vai sofrer? Sim, acertou, os seus órgãos! A forma como funciona o seu organismo depende da forma como respira, quase tanto como da forma como se alimenta!
Por isso, sempre que possa, dê-se cinco minutos do seguinte exercício:
Sente-se confortavelmente e feche os olhos.
Inspire pelo nariz, soltando o abdomen e retenha a respiração contando até 4.
Expire pelo nariz em 8, encolhendo o abdomen.
Repita 10 vezes.

5. Suplementos

A suplementação será outro tema a que dedicarei um post futuro, dada a importância que hoje tem na nossa alimentação.
Por hoje deixarei apenas esta dica - há imensos suplementos no mercado e como em todas as áreas da nossa vida, nem todos são de qualidade!
Há que ter cuidado na hora de investir o nosso dinheiro e a nossa saúde! 
Comece por incluir um multivitaminico. Se estiver a adicionar também frutas e legumes à alimentação, já vai sentir mudanças na saúde!

Na hora de decidir, decida-se pela sua saúde! 

Patrícia Grade

Sem comentários:

Enviar um comentário

Despertares inspiradores

Author Info

Text Widget

Social

Este é o diário de uma quarentona às voltas com a vida e as descobertas. Não se admirem se no meio de uma semana cheia de dicas de nutrição e exercício físico ou de rotinas diárias familiares e desenvolvimento pessoal, vos apareça um post azedo ou doce demais, com sexo e relacionamentos à mistura. É que afinal, os 40 são os novos 20 e por vezes parece-me que a loucura da juventude nunca chegou a abandonar-me...

Gallery

About Us

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Facebook

https://www.facebook.com/indomavel

Find Us On Facebook

Pages - Menu

Video Of Day