quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Viver ou morrer por uma causa...

net

Está em todas as notícias e em todas as redes sociais... Je suis Charlie...

Je ne suis pas Charlie... mas tenho uma palavra a dizer sobre os acontecimentos de ontem em Paris... acho que todos os que não vivem em Marte ou na Lua têm...

A Liberdade de Expressão é um luxo a que os povos da Europa e América do Norte têm direito, porque muitos antes de nós se sacrificaram por ela.
É um luxo por ser artigo raro e de linhas limítrofes muito ténues, quase transparentes.

Quero com isto dizer que acho que o que aconteceu ontem foi a consequência do abuso da Liberdade de Expressão, como tenho visto por aí em Fora* de debate?
Não, quero com isto dizer que a Liberdade de Expressão é muito simples e clara, não fosse ela aplicada a seres humanos, com o seu ego e ideias muito próprias sobre o significado de liberdade.

Nos meus primeiros anos de Universidade, nas noções bases de Direito, aprendi que a "Liberdade termina onde inicia a liberdade do outro"... mas isso deixa apenas uma membrana a separar os nossos direitos das nossas obrigações, não é?

As nossas palavras e opiniões podem ter um peso imenso, mas nunca são pesadas o suficiente para matar alguém.
Já as armas, bombas e mentes limitadas matam e contra facto não há argumentos!

Nunca coloquei os meus olhos num número de Charlie Ebdo, nunca tinha ouvido falar, confesso a minha ignorância, mas há algo que posso afirmar acerca da revista, não matou de certeza, ninguém!
Como nunca nenhuma pintura, música, filme, livro ou qualquer outra forma de arte alguma vez matou alguém!

Não há maior inimigo da Vida, que uma mente ignorante, porque a ignorância dá-nos certezas absolutas e isso é, acima de tudo, muito perigoso!

*Fora é o plural de fórum, palavra latina que significa assembleia ou reunião cujo propósito é discutir um tema.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Despertares inspiradores

Author Info

Text Widget

Social

Este é o diário de uma quarentona às voltas com a vida e as descobertas. Não se admirem se no meio de uma semana cheia de dicas de nutrição e exercício físico ou de rotinas diárias familiares e desenvolvimento pessoal, vos apareça um post azedo ou doce demais, com sexo e relacionamentos à mistura. É que afinal, os 40 são os novos 20 e por vezes parece-me que a loucura da juventude nunca chegou a abandonar-me...

Gallery

About Us

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Facebook

https://www.facebook.com/indomavel

Find Us On Facebook

Pages - Menu

Video Of Day